Para conhecer a prática de autocura havaiana Ho’oponopono é ideal inseri-la na sua vida. É simples, fácil e pode ser realizada em qualquer lugar e na hora que você decidir. As palavras de poder do Ho’oponopono podem trazer inúmeros benefícios, inclusive tornar as experiências mais agradáveis. Kahuna Lapa’au Morrnah Nalamaku Simeona (1913–1992) adapta a técnica dos xamãs do Havai – chamando-a de Identidade Própria, para que mais pessoas possam usufruir desse conhecimento.
As expressões: Sinto Muito, Me Perdoe, Sou Grato e Te Amo baseiam-se no reconhecimento, perdão, amor e gratidão. Quando se repete “Sinto Muito” reconhece-se a existência de um conflito. “Me perdoe” manifesta-se a vontade de superar o conflito. “Te Amo” libera-se as energias presas de amor e compaixão. “Sou Grato” acolhe-se a memória vivida e acredita-se que as situações mudarão ao desapegar-se do que é antigo e não serve mais.
Essas expressões estão no interior de cada ser humano e basta acioná-las para purificar as memórias acumuladas devido experiências, sentimentos e pensamentos. Quanto maior for à percepção das palavras de poder, mais fácil será perceber que surge uma força para amar, perdoar e sentir gratidão por tudo na vida.
É preciso identificar o problema e perceber o que se manifesta na vida. Ao vivenciar a desarmonia entre em contato com a emoção, o sentimento e a situação que surge para distinguir se a vibração gerada é a partir de uma situação atual ou da conexão de fatos do passado.
A repetição das frases do Ho’oponopono é diferente da oração. Nessa técnica de autocura deve haver conexão do praticante com a sua parte mais elevada, que pode ser entendida como Centelha Divina. Quando uma pessoa dirige-se ao Criador e às memórias em seu interior ocorre a realização espiritual pelo reconhecimento de ser como co-criador das oportunidades e do restabelecimento da cura e harmonia.
O Ho’oponopono reconecta o praticante ao Criador ao expandir os horizontes da percepção e aumentar a compreensão do que está oculto. Aumenta a capacidade de amar incondicionalmente e de agradecer por tudo na vida. Essa técnica de autocura, que significa tornar certo ou corrigir um erro, é capaz de resgatar a harmonia interior e restabelecer relações interpessoais. Segundo os antigos havianos, a origem está em pensamentos transmitidos por traumas que provocam desarmonias. Um dos princípios do Ho’oponopono é a responsabilidade de cada pessoa por tudo o que acontece em sua vida e por esse motivo deve assumir as vivências atuais e iniciar um processo de ajustar as situações para o futuro.
O bom observador deve estar consciente de que essa técnica desfaz a memória e desbloqueia o gatilho emocional. Assim, não tente solucionar de uma vez a questão e retorne a quantas vezes forem necessárias. As memórias sempre serão liberadas e o praticante perceberá a situação, emoção ou sentimentos de forma diferente. Confie e deixe o fluxo vibracional das frases do Ho’oponopono harmonizar a vida.
Durante a repetição das expressões sinta o poder de cada palavra em todo o seu ser e os reflexos na vida. Perceba dentro de si e ao seu redor as mudanças dos sentimentos, pensamentos e decisões. A mudança interior é perceptível.
Etapas
É importante observar cada estágio da prática. Concluir a missão pessoal com êxito pela limpeza das memórias incorretas e aceitar que a dualidade está em todos os seres humanos. Fique em paz consigo mesmo e coloque em prática todo o seu potencial. Seja grato por este universo perfeito.
As expressões do Ho’oponopono podem ser repetidas quantas vezes quiser, mentalmente ou vocalmente, e na ordem que preferir. Alguns segmentos recomendam recitar 108 vezes, por ser um número sagrado e potencializar os resultados.
O ideal é que se faça o Ho’oponopono para a cura de si e incluir outras pessoas só se for preciso. Uma das formas é dizer o próprio nome antes das frases. Outro método é manifestar um pedido ao Criador: “Divino Criador, limpe em mim tudo o que está contribuindo para... (coloque a sua intenção) e repita as expressões de poder.
Família
A família tem um vasto reservatório de memórias que criam vínculos, alguns inconscientes. Para a correção de erros é importante liberar memórias antigas e sistemas transgeracionais. Ao praticar Ho’oponopono há uma conexão com as linhagens materna e paterna que harmonizam questões familiares como abandono, vícios, herança e valores.
Meditação com Ho’oponopono
A Meditação com Ho'oponopono permite ao praticante entrar em conexão com a Centelha Divina pela meditação guiada que o conduzirá ao desbloqueio do fluxo de energia e corrigir memórias que facilitam a repetição de acontecimentos desarmoniosos.
O praticante ao reservar um tempo precioso para a prática manifesta a intenção de estar receptivo a purificar e fazer circular a energia estagnada que mudará os padrões de pensamentos e comportamentos repetitivos, com o objetivo de alcançar a harmonia na vida. Essa meditação desperta o potencial do ser humano para usar a inteligência de forma adequada que depende da clareza de espírito.
Os cientistas descobriram que a paz de espírito está relacionada à saúde e que a raiva, o ódio e o medo corroem o sistema imunológico. A meditação com Ho'oponopono ensina a desenvolver a paciência que é o antídoto para a raiva com a mudança de si próprio.
Durante a Meditação com Ho'oponopono há exercícios com mudrás – gestos que acionam terminações nervosas e ajudam no desbloqueio de energias estagnadas. E ainda prática de exercícios respiratórios e meditação guiada. Todos os exercícios possuem uma ligação com objetivos definidos.
A preparação do corpo e da mente com exercícios de respiração antes da meditação guiada permite que a consciência devolva os poderes de atenção plena para o despertar dos sentimentos e sensações e ter condições de direcionar a cura com o Ho'oponopono de maneira consciente.
Ho’oponopono e a prática de Yoga para o Coração
Um método criado por mim que intensifica as afirmações para a cura durante a prática de Hatha Yoga. Tudo começou quando recebi a sugestão de uma aluna para apresentar uma palestra sobre Ho'oponopono. As leituras e aprofundamento no tema inspiraram-me ir além da apresentação da técnica de cura. As afirmações "sinto muito, me perdoe, sou grato e te amo" são características do centro energético do coração - Anahata Chakra. Assim, unir as frases com as posturas reforça a sensação de bem-estar, segurança e alívio. O benefício principal do workshop é oferecer recursos para limpar o subconsciente de memórias adquiridas em diversas existências. Basta estar atento as reações, sentimentos e situações que o cercam para iniciar o processo de cura. A prática do Ho'oponopono fortalece o indivíduo e o papel de vítima já não serve mais. Somos responsáveis por tudo o que nos cerca e precisamos arregaçar as mangas e começar o trabalho de progresso pessoal e colaboradores para harmonizar os ambientes que frequentamos. Esse workshop é o início de uma nova jornada que só dependerá de você colocar em prática. Venha experimentar! Namastê!